Pesquisa Quantitativa e seus impactos nas tomadas de decisões

Nos dias de hoje, o uso de dados é essencial para auxiliar na tomada de decisões dentro de um negócio. A realização periódica de uma pesquisa de mercado, contribui de maneira significativa para o desenvolvimento de uma empresa dentro do seu segmento.

No entanto, a forma como são obtidos esses dados, varia conforme o objetivo da empresa e de quais tópicos precisam ser solucionados. Por mais que as redes sociais e o Google estejam em alta, o processo de coleta desse tipo de informação precisa ser mais profundo. 

Fonte: Educamundo

Com isso, as pesquisas complementares servem para dar melhor direcionamento aquilo que se pretende estudar. Por  exemplo, se você trabalha no ramo de doces, especificamente produção de bolos para casamento. Entender as tendências, hábitos de consumo e formas de divulgação do seu trabalho, são essenciais para melhorar o seu posicionamento no mercado. 

Assim, o uso de ferramentas complementares como uma pesquisa quantitativa, te ajudam a obter as informações necessárias e precisas para que você entenda como tomar decisões importantes para o seu negócio.

O que é uma pesquisa quantitativa?

O método de pesquisa quantitativo é muito conclusivo. Este tem como objetivo quantificar o problema e mensurar ele, ajudando a fornecer informações numéricas sobre aquilo que é estudado. 

Dessa forma, normalmente é utilizado para medir o tamanho de um mercado, segmento, frequência de compra, comportamento, e outros hábitos de consumo. 

Como ela pode ajudar no processo de tomada de decisões?

Os dados coletados com esta ferramenta, impactam na tomada de decisão de uma empresa. Quando se pretende convencer uma equipe sobre determinado direcionamento, o uso das informações coletadas especificamente para o problema analisado, ajudam a embasar o que se pretende provar. 

Além disso, ajuda a trazer diversos insights sobre o problema, podendo ser utilizada para: 

  • Confirmar hipóteses;
  • Descobrir as tendências do mercado;
  • Mensurar o seu posicionamento dentro do segmento;
  • Descobrir formas de se comunicar com o público;
  • Mensurar a satisfação do cliente com seu produto ou serviço;
  • Metrificar resultados de ações passadas;
  • Mensurar poder de compra dos seus clientes;
  • Desenvolver novas conclusões;

Fonte: JivoChat

Todavia, o uso de pesquisas quantitativas e qualitativas podem ser complementares. Por mais que a pesquisa quantitativa possa desenvolver diversas ideias para solucionar problemas, o uso dos dois métodos traz uma visão mais completa. Por isso, realize as duas como complemento uma da outra. 

Um bom exemplo disso, é a análise de mercado que pode ser gerada com isso. Entenda os pontos objetivos de uma pesquisa quantitativa, e se mistura com os subjetivos de uma pesquisa qualitativa.

Por fim, a ESPM Jr. ajuda você a desenvolver as melhores práticas para o seu negócio. Quer saber mais sobre como fazer uma pesquisa de mercado especializada para o seu negócio? Agende uma conversa com a nossa equipe! 

Entre em contato com a maior empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro e agende um diagnóstico gratuito para que nós possamos te ajudar a colocar o seu plano em prática. E boa sorte nessa jornada! Clique aqui.

Artigo escrito por:

Gostou desse artigo? Compartilhe.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on email
Email
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on telegram
Telegram

Artigos relacionados

FALE COM A GENTE!

Nossa equipe entrará em contato com você para entender como podemos alavancar seu negócio

O PODER DOS GATILHOS MENTAIS NAS VENDAS

Inscreva-se para baixar o nosso ebook!

GRÁTIS

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.